República é uma forma de governo em que as pessoas escolhem seus governantes. Na maioria dos países com governo republicano, as pessoas elegem o chefe de governo, que pode ser um presidente. Também elegem outras pessoas, chamadas representantes (senadores, vereadores ou deputados), para criar as leis.

Os líderes de uma república são responsáveis perante as pessoas que os elegeram. Se as pessoas não gostarem da maneira como eles estão governando, poderão destituí-los do cargo. Isso significa que o povo é a fonte do poder, diferenciando as repúblicas dos países governados por um rei ou por outro tipo de governante todo-poderoso.

Repúblicas atuais

Atualmente, a maioria dos países tem governos republicanos. Eles praticam a democracia, que é um tipo de governo em que o povo tem voz. O Brasil, o México, a Índia, a França, os Estados Unidos, o Quênia, a Coreia do Sul, o Peru e a Indonésia, por exemplo, são algumas das muitas repúblicas democráticas do mundo.

Alguns países denominam-se repúblicas simplesmente porque não são governados por um monarca (um rei ou uma rainha). Nem sempre, porém, são democracias.

Outros países praticam a democracia, mas não são de fato repúblicas. No Reino Unido, as pessoas votam para escolher seus representantes no Parlamento (corpo legislativo do país). O país tem um primeiro-ministro, mas também tem uma rainha. Na verdade, a rainha possui pouco poder, pois a vida política é independente dela.

História

A república começou na Roma antiga. Em 509 a.C., os romanos estabeleceram uma república que durou quase quinhentos anos. Um grupo de líderes eleitos (o Senado) era o mais alto poder no governo.

No ano de 1788, no final do século XVIII, os Estados Unidos fundaram a primeira república moderna.

Existem repúblicas presidencialistas, dirigidas por um presidente eleito, e repúblicas parlamentaristas, em que a chefia do governo cabe a um primeiro-ministro.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.