O resfriado é uma das doenças mais comuns nos seres humanos. As crianças chegam a ter de seis a dez resfriados por ano. Muitas pessoas ficam resfriadas quando o clima esfria, mas a verdadeira causa são os vírus, ou germes minúsculos, que atacam o corpo. Mais de duzentos vírus diferentes podem causar resfriado.

Dois ou três dias após a entrada de algum vírus do resfriado no corpo, a pessoa apresenta sintomas como secreção nasal (nariz pingando), congestão nasal (nariz entupido), espirros, tosse, dor de garganta e dor de cabeça. Esses sintomas podem durar alguns dias ou até duas semanas. O resfriado pode evoluir para gripe.

O vírus causador do resfriado passa facilmente de uma pessoa para outra. Como a tosse e o espirro o lançam no ar, as pessoas podem aspirá-lo. Outro meio de contágio é tocar superfícies que estejam contaminadas com o vírus. Então, basta a pessoa tocar o próprio nariz para que o vírus penetre no corpo. Lavar as mãos ajuda a prevenir a disseminação desses germes.

Não há cura imediata para o resfriado. O tratamento inclui repouso e tomar bastante água, sucos e caldos. O vapor do chuveiro quente e um vaporizador ajudam a respirar melhor. Gotas de água salgada no nariz entupido trazem certo alívio. Pastilhas contra tosse aliviam a dor de garganta. Analgésicos podem combater a dor de cabeça.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.