A respiração é o processo do organismo de todos os seres que cria a energia necessária à vida. Como esse processo acontece nas células, é chamado respiração celular. Normalmente, envolve dois gases: o oxigênio e o dióxido de carbono. Quando as células absorvem o oxigênio e liberam o dióxido de carbono, ocorre a chamada respiração aeróbica. Se a respiração acontece sem oxigênio, é chamada respiração anaeróbica ou fermentação.

O que acontece durante a respiração

O organismo absorve o oxigênio, que se combina com moléculas de glicose. A molécula é uma combinação de minúsculas partículas chamadas átomos. Nos animais, as moléculas de glicose são um tipo de açúcar proveniente dos alimentos ingeridos. Nas plantas, a glicose é criada por um processo chamado fotossíntese. As moléculas de glicose são compostas de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Ao reagir com o oxigênio, elas se decompõem e passam por uma série de alterações químicas que liberam energia. Na respiração anaeróbica, as células de glicose se decompõem por conta de outro processo químico.

Estrutura da respiração

Em organismos muito simples, unicelulares, as trocas gasosas ocorrem diretamente através da membrana celular. Os organismos mais complexos têm órgãos especialmente adaptados para essa função.

Animais grandes e complexos como aves e mamíferos retiram o oxigênio do ar. Chegando aos pulmões, o ar é levado para a corrente sanguínea. As artérias transportam o oxigênio novo para todos os tecidos e células do corpo, onde ele é substituído pelo dióxido de carbono. O dióxido de carbono eliminado pelas células é levado de volta aos pulmões, para ser expulso pelo organismo na expiração. O conjunto das partes do corpo que fazem funcionar esse sistema é chamado sistema respiratório.

Outros animais usam estruturas diferentes para completar a respiração. Os insetos respiram através de orifícios chamados espiráculos; o oxigênio é transportado pelo corpo por tubos denominados traqueias. Os peixes e outros animais que vivem na água têm brânquias, em lugar de pulmões, para retirar o oxigênio da água. Alguns peixes e muitos anfíbios também fazem a troca de gases através da pele. As plantas respiram por aberturas chamadas estômatos, que ficam embaixo das folhas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.