Todos os seres vivos precisam eliminar resíduos do corpo. Répteis, aves, mamíferos e outros animais vertebrados eliminam uma parcela dos resíduos através de dois órgãos chamados rins, que fazem parte do sistema urinário. Os rins absorvem os resíduos e a água excedente do sangue, elaborando a urina.

Estrutura

Os rins dos seres humanos são vermelho-escuros e têm formato de feijão. Situam-se na região lombar, um de cada lado, e medem de 10 a 12,5 centímetros de comprimento.

Na curva interna do rim há uma fenda vertical chamada hilo renal, por onde entram e saem as veias e artérias. É no hilo renal que se encontra uma estrutura tubular chamada pelve renal, que coleta a urina. Um tubo denominado ureter conduz a urina da pelve renal para a bexiga urinária.

Nos rins, o sangue circula em minúsculos vasos chamados capilares, que o conduzem a pequenos tubos chamados néfrons, encarregados de produzir a urina. Cada rim possui, no mínimo, 1 milhão de néfrons.

O funcionamento dos rins

A cada poucos minutos, todo o sangue do corpo passa pelos rins. Os néfrons retiram do sangue a água e outras substâncias, algumas das quais são resíduos ou impurezas, enquanto outras são nutrientes, isto é, substâncias úteis para o corpo. A seguir, os néfrons devolvem os nutrientes e a maior parte da água ao corpo. Os resíduos e a água excedente ficam retidos nos néfrons e são os componentes da urina. Gota a gota, a urina passa dos néfrons para a pelve renal, de onde segue para a bexiga urinária. Ali é armazenada, até deixar o corpo.

Às vezes, certos resíduos, em especial cristais, ficam retidos nos rins e podem formar cálculos, conhecidos popularmente como pedras nos rins. Alguns procedimentos médicos podem ajudar a dissolver essas pedras.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.