O rio Jordão, no Oriente Médio, é o rio mais baixo do mundo. Ele deságua no mar Morto, 400 metros abaixo do nível do mar. É um rio importante para cristãos, judeus e muçulmanos, pois está localizado em uma área considerada sagrada pelas três religiões.

O Jordão tem mais de 360 quilômetros de comprimento. Ele nasce nas encostas do monte Hermon, na fronteira do Líbano com a Síria, e corre para o sul, através do norte de Israel, até o mar da Galileia. Ali, o rio cai abruptamente para 209 metros abaixo do nível do mar.

Ao sul do mar da Galileia, o rio Jordão separa a Jordânia, no leste, de Israel e da Cisjordânia (ocupada pelos israelenses), no oeste. Ele corre através de um vale estreito e profundo com encostas íngremes, até por fim desaguar no mar Morto.

No vale do Jordão chove pouco. Isso torna a água do rio muito importante para os agricultores da região. Sistemas de irrigação bombeiam água do rio para os campos de lavouras na Jordânia e em Israel.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.