O Mekong é o rio mais comprido do sudeste da Ásia. Ele corre por cerca de 4.350 quilômetros através da China, do Laos, da Tailândia, do Camboja e do Vietnã.

O rio Mekong nasce nas montanhas do Tibete, uma região autônoma da China, a mais de 4.900 metros de altitude. No início, ele corre rapidamente pelo terreno montanhoso do sudoeste da China. Adiante, seu curso se torna lento e mais largo. O Mekong passa entre o Laos e Mianmar e faz parte da fronteira entre o Laos e a Tailândia.

Perto da cidade de Phnom Penh, já no Camboja, o Mekong se liga por um braço de rio ao Tonle Sap (Grande Lago). Na estação chuvosa, com o volume aumentado, parte da água do rio retorna ao Tonle Sap. Ao sul de Phnom Penh, o Mekong atravessa todo o Vietnã. Por fim, o rio deságua no mar da China Meridional, ao sul da cidade de Ho Chi Minh (ex-Saigon).

Ao desaguar, o rio Mekonkg forma em sua foz um grande delta, ou seja, divide-se em um triângulo de terra, no sul do Vietnã. Esse delta tem solo fértil e é um dos maiores produtores de arroz do mundo. A água do rio é usada na irrigação dos campos, garantindo produção mesmo na estação seca.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.