O rio Missouri atravessa 3.726 quilômetros na região central dos Estados Unidos. É quase tão longo quanto o rio Mississípi, do qual é o principal afluente e com o qual se junta ao chegar à foz. Juntos, o Missouri e o Mississípi formam um sistema fluvial com 5.971 quilômetros de extensão. Apenas três rios no mundo são mais longos.

O rio Missouri nasce nas montanhas Rochosas, no sudoeste do estado de Montana. No início, corre para o norte, depois para o leste e para o sul. Ele passa pelos estados de Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nebraska, Iowa, Kansas e Missouri, formando a divisa entre alguns desses estados. Sua confluência com o rio Mississípi se dá ao norte da cidade de Saint Louis, no estado de Missouri.

No passado, o rio Missouri carregava uma imensa quantidade de terra por todo o seu curso. Sua água marrom valeu-lhe o apelido de Grande Lamacento. Hoje, barragens na parte superior do rio, ou perto da nascente, retêm muita terra, regularizam seu curso e favorecem a irrigação. O trecho mais baixo do rio, ou perto da foz, é mais limpo.

Barcaças movidas por rebocadores transportam carga no Missouri entre Sioux City, no estado de Iowa, e a foz do rio. A presença de barragens impede as barcaças de avançar ao norte de Sioux City. Essas barcaças transportam milho, soja e trigo produzidos por fazendas na área.

Os primeiros europeus a chegar à foz do Missouri foram os exploradores franceses Jacques Marquette e Louis Jolliet, em 1673. Negociantes de peles franceses viajaram rio acima no século XVIII. Os Estados Unidos compraram da França quase todas as terras banhadas pelo Missouri em 1803. Os exploradores americanos Meriwether Lewis e William Clark percorreram todo o rio durante uma expedição realizada entre 1804 e 1806.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.