A Via Marítima do São Lourenço (Saint Lawrence Seaway, em inglês) liga os Grandes Lagos ao oceano Atlântico, no leste da América do Norte. O rio São Lourenço é apenas uma parte de um longo sistema que permite aos navios vindos do oceano chegar às zonas industriais e rurais da região dos Grandes Lagos. Isso torna o São Lourenço muito importante para a economia dos Estados Unidos e do Canadá.

A Via Marítima do São Lourenço tem 3.770 quilômetros de extensão. Em sua extremidade oeste situa-se a cidade de Duluth, no estado americano de Minnesota. Duluth é um porto no lago Superior, um dos cinco que constituem os Grandes Lagos. Estreitos cursos de água ligam os lagos entre si. O próprio rio São Lourenço nasce na extremidade leste do lago Ontário. Seu curso segue por 1.190 quilômetros até o golfo de São Lourenço. Finalmente, o estreito de Cabot liga o golfo ao oceano Atlântico.

Com seus rios e lagos naturais interligados, a Via Marítima do São Lourenço tem cursos de água e estruturas construídos pelo homem, como canais, comportas e diques. Os canais são cursos de água feitos para ligar duas massas de água naturais. As comportas são espaços fechados que podem ser enchidos de água ou esvaziados para que os navios fiquem num nível mais alto ou mais baixo ao passar de um curso de água para outro. Elas são necessárias porque o nível da água varia bastante entre as diferentes partes da rota. Os diques são barragens construídas transversalmente aos rios para armazenar a água ou controlar seu fluxo.

A construção dessa via marítima teve início em 1954. Além da construção de canais, comportas e diques, muitos rios foram aprofundados. A Via Marítima do São Lourenço foi aberta para a passagem de navios em 1959.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.