O rio Tocantins nasce na serra Dourada, no estado de Goiás, no Brasil, e deságua na foz do rio Amazonas, depois de banhar os estados de Tocantins, Maranhão e Pará.

O Tocantins é o segundo maior rio totalmente brasileiro, perdendo apenas para o rio São Francisco. Depois do ponto em que se junta ao rio Araguaia, na região do Bico do Papagaio, na divisa dos estados de Tocantins, Maranhão e Pará, costuma ser chamado de Tocantins-Araguaia. Com 2.416 quilômetros, une o planalto Central (onde nascem os dois rios que o formam, o Maranhão e o Almas) à Amazônia.

Na época da cheia, seu trecho navegável é de mais de 1.000 quilômetros. Com a abertura da rodovia Belém-Brasília, em 1960, a navegação fluvial entrou em declínio. Era no vale do Tocantins, fértil e rico em minerais, que se encontrava a maior concentração de castanheiras (árvores da castanha-do-pará) da Amazônia.

A região final do rio Tocantins, ao sul da ilha de Marajó, é conhecida como Baixo Tocantins. Nessa área, o leito largo abriga um arquipélago formado por centenas de ilhas de vários tamanhos e formatos. Ali vivem cerca de 50 mil pessoas. A comunidade tira o sustento de produtos da floresta amazônica, como cacau, buriti e açaí, bem como da pesca do mapará, um peixe sem escamas que é tradicional da região.

O rio Tocantins tem praias que atraem tanto banhistas locais quanto turistas. A praia do Cacau, em Imperatriz, no Maranhão, e a praia da Graciosa, em Palmas, estão entre as mais movimentadas.

No rio Tocantins também se localizam diversas usinas hidrelétricas. A mais importante é a de Tucuruí, no estado do Pará. Como Itaipu se divide entre o Brasil e o Paraguai, Tucuruí ocupa a posição de maior hidrelétrica inteiramente brasileira.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.