O rio Uruguai separa os estados brasileiros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de demarcar a fronteira do Brasil com a Argentina e também desta com a República Oriental do Uruguai. Ele nasce no Brasil, com o nome de rio Pelotas, e corre em direção ao interior do continente. Depois de receber as águas do rio Canoas, seu mais caudaloso afluente, toma o nome de rio Uruguai. Dos seus 1.600 quilômetros de extensão, mais de 1.000 são em território brasileiro.

O rio Uruguai faz parte, com os rios Paraná e Paraguai, do sistema hidrográfico da bacia do Prata. O rio Uruguai é o menor dos três rios formadores dessa bacia, mas nem por isso menos importante para os países da região. Seu curso é interrompido por corredeiras entre Salto (no Uruguai) e o influxo do rio Quaraí (ou Cuareim, em espanhol). O estuário do rio da Prata está localizado no oceano Atlântico. Montevidéu, capital do Uruguai, está localizada na margem norte do estuário, e Buenos Aires, capital da Argentina, está na costa sudoeste.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.