Com 6.300 quilômetros de extensão, o Yang-Tse é o rio mais longo da China e de toda a Ásia. É também o terceiro rio mais extenso do mundo, vindo após o Amazonas, na América do Sul, e o Nilo, situado na África.

Também chamado de Chang Jiang (rio Azul, em chinês), o Yang-Tse nasce nas montanhas do Tibete, uma região no oeste da China, e atravessa montanhas na maior parte de sua extensão. Perto do final de seu percurso, ele passa por amplas planícies de baixa altitude. Mais de setecentos ribeirões e rios deságuam no Yang-Tse. Entre esses rios, os mais importantes são o Yalong, o Min, o Jialing, o Han e o Wu. O Yang-Tse desemboca no mar da China Oriental perto de Xangai, no centro-leste da China.

A área em torno do rio é povoada há milhares de anos. Muitas pessoas vivem nas planícies do baixo Yang-Tse, onde o solo rico é propício à agricultura. Essa área concentra quase metade dos cultivos agrícolas da China, que abrangem arroz, algodão, trigo, cevada, milho, favas e cânhamo. Grande número de pessoas sobrevive da pesca no rio, que é de grande riqueza e variedade. Nele há carpas, bremas, percas, lampreias, linguados e esturjões.

Importante via navegável desde o século XIII, o rio liga o interior e portos costeiros a cidades importantes como Nanquim, Wuhan e Chongqing.

O Yang-Tse tem represas que ajudam no controle de inundações e na produção de energia elétrica. Elas permitem também que navios grandes sigam até o interior do país, por meio do manejo de eclusas. Em 1994, operários começaram a construir no rio a imensa barragem das Três Gargantas, a maior hidrelétrica do mundo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.