Um robô é uma máquina que faz tarefas sem a ajuda de seres humanos. Embora muitas pessoas achem que os robôs parecem humanos e agem como pessoas, a maioria deles tem aparência bem diversa e só executa funções previamente programadas.

Funcionamento dos robôs

A maioria dos robôs consiste em mecanismos compostos por várias partes e controlados por computador. Um robô industrial, por exemplo, é uma máquina semelhante a um braço com várias articulações. A parte semelhante à mão agarra e sustenta coisas. As diferentes partes de um robô são movimentadas por motores.

Alguns robôs podem ser “ensinados” a fazer determinado trabalho. Uma pessoa, por exemplo, pode dar comandos para que um robô industrial faça os movimentos necessários para executar alguma tarefa. Os sensores no robô enviam sinais sobre os movimentos para o computador, o qual armazena o padrão desses movimentos. Depois, o computador pode recuperar o padrão e orientar o robô sobre o que deve ser feito.

Usos

A maioria dos robôs industriais é usada em fábricas. Alguns robôs carregam, movimentam e descarregam materiais. Outros são usados em linhas de montagem para ajudar na produção de carros e aparelhos.

Os robôs são muito úteis, pois podem fazer coisas perigosas para as pessoas, como mergulhar em grandes profundidades, ir a outros planetas, lidar com materiais de alto risco como lixo radiativo e produtos químicos tóxicos, e até desarmar bombas ou fazer espionagem para fins militares.

História

Inscrições muito antigas da Grécia e da China mencionam brinquedos chamados autômatos, que eram como robôs. Eles eram acionados a vapor ou com o uso de água, ar ou pesos que se moviam para baixo. Na virada do século XVIII para o XIX, autômatos complexos eram capazes de tocar música ou escrever com uma caneta em um papel. Nessa época, as pessoas também construíam máquinas que as ajudavam em certos tipos de trabalho. Os robôs modernos surgiram após a invenção dos computadores. Com os computadores, as pessoas passaram a programar os robôs para que realizem tarefas sozinhos.

Robôs na ficção científica

Os robôs aparecem muito na ficção científica, histórias ambientadas no futuro ou em outro mundo. Em livros, programas de televisão, videogames e filmes de ficção científica, os robôs frequentemente pensam, ouvem, falam e andam facilmente sobre duas pernas. Os de aparência humana são conhecidos como androides. Embora estejam ficando mais complexos, os robôs reais ainda estão longe daqueles criados pela imaginação humana.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.