Rocha, ou pedra, é um material duro composto de um ou mais minerais. As rochas formam a camada externa da Terra, chamada crosta. As partes inferiores dessa camada são de rocha sólida. As partículas mais minúsculas das rochas formam a areia e o solo. Abaixo da crosta da Terra há uma camada de rocha principalmente sólida, chamada manto. Poças de rocha derretida, ou magma, formam-se no manto.

Tipos de rocha

Existem três tipos de rocha: ígnea, sedimentar (ou sedimentária) e metamórfica. Esses nomes indicam como cada tipo de rocha se formou.

A rocha ígnea é magma endurecido. O magma pode escapar pelas fendas da crosta terrestre e chegar à superfície da Terra quando um vulcão entra em erupção. Quando esse magma esfria, ele enrijece e passa a ser rocha sólida. O granito e o basalto são exemplos de rocha ígnea.

A rocha sedimentar pode se formar a partir de pedaços de outra rocha. Em um processo chamado erosão, ela é quebrada lentamente em pedaços muito pequenos pelo vento e pela água. Esses pedacinhos vão parar dentro dos rios e se acomodam no fundo deles, em camadas macias chamadas sedimento. Ao longo de milhões de anos o sedimento aumenta, endurece e se torna rocha sólida. O arenito é uma rocha sedimentar que se forma desse modo. A rocha sedimentar também pode se formar a partir dos restos de animais ou de plantas. O calcário é uma rocha sedimentar composta de conchas e de esqueletos petrificados de certos tipos de seres vivos.

A rocha metamórfica se forma a partir de rochas ígneas ou sedimentares. Muitas forças podem transformar uma rocha antiga em uma rocha nova. Grandes quantidades de calor e pressão dentro da crosta da Terra, por exemplo, podem transformar a rocha antiga em rocha metamórfica. A água também pode dissolver os minerais da rocha antiga ou trazer novos minerais para formar rocha metamórfica. O calor do magma também pode transformar a rocha antiga em metamórfica. O mármore e a ardósia são exemplos de rocha metamórfica.

O ciclo da rocha

As rochas passam por um constante processo de formação, desgaste e reformação. Esse processo é chamado de ciclo da rocha. A erosão provoca o desgaste da pedra. Os pedaços desprendidos podem se acomodar e lentamente se transformar em rocha sedimentar. Se essa rocha for empurrada para baixo e alcançar o manto, pode derreter e virar magma. O magma, por sua vez, pode voltar à superfície e formar rocha ígnea. A rocha que chega até o manto também pode se transformar em rocha metamórfica. O ciclo da rocha acontece ao longo de muitos milhões de anos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.