A sálvia é uma erva da família da menta. Seu uso mais comum é como condimento, tanto na forma fresca quanto na seca. Ela é uma erva perene, o que significa que continua a crescer durante vários anos. O nome científico da sálvia comum, ou de jardim, é Salvia officinalis.

Onde cresce a sálvia

A sálvia comum é nativa da região mediterrânea do sul da Europa. Ela cresce melhor em regiões quentes e secas e é cultivada em muitas partes do mundo, porém é especialmente popular nos jardins ingleses. Diferentes tipos de sálvia são encontrados na natureza, no mundo todo. Na América Central, algumas variedades crescem perto de lagos junto a montanhas. A sálvia azul cresce nas montanhas do sudoeste da América do Norte. A sálvia escarlate pode ser encontrada no Brasil.

Características físicas

A sálvia comum é um arbusto espesso e baixo, não ultrapassando 60 centímetros de altura. Suas folhas estreitas e geralmente felpudas são muito perfumadas. Elas têm formato oval e cor cinza-esverdeada ou esbranquiçada. Folhas de sálvia comum são ligeiramente amargas; tanto o aroma quanto o sabor são fortes e mentolados. Uma variedade chamada sálvia abacaxi tem uma fragrância bastante doce que lembra a do abacaxi. Diferentes variedades de sálvia têm flores de diferentes cores, dentre elas vermelho, rosa, branco e roxo.

Usos

Antigamente, a sálvia era utilizada como medicamento. O nome sálvia vem da palavra em latim salvus, que significa “salvo”. A planta ganhou esse nome devido à crença em seus poderes de cura. Na Europa medieval, as pessoas acreditavam que a sálvia era boa para a memória e as tornava mais inteligentes. Nos tempos modernos, a sálvia é usada principalmente para temperar alimentos, como sopas, cozidos, salsichas, carnes e farofas. A sálvia também contém óleos de aroma e sabor intensos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.