O sarampo é uma doença séria causada por um vírus. É uma das chamadas doenças infantis, como a catapora, a coqueluche e a caxumba. Pode também ocorrer em adultos, e nesse caso tende a ser mais grave.

O sarampo é facilmente transmitido de uma pessoa para outra. Quando alguém com sarampo tosse ou espirra, o vírus se espalha no ar. Quem inala o vírus contrai a infecção.

Os primeiros sintomas, ou sinais, surgem cerca de dez dias após a pessoa ser infectada. A princípio, o sarampo parece um resfriado forte. O nariz começa a pingar, os olhos ficam lacrimejantes e a pessoa tem febre. A seguir, manchas branco-azuladas surgem no interior das bochechas. A febre aumenta e erupções vermelhas aparecem, primeiro no rosto e atrás das orelhas, depois pelo resto do corpo.

Em geral, o sarampo some após alguns dias. Em algumas pessoas, porém, pode causar problemas mais sérios de saúde, como pneumonia, encefalite e inchaço do cérebro.

Não há medicamentos contra o sarampo. A pessoa com a doença deve repousar bastante e tomar muitos líquidos. Evitar o sarampo é possível através da vacina apropriada.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.