Satélite é um pequeno corpo que gravita em torno de um astro maior no espaço. Os satélites podem ser naturais ou artificiais (feitos pelo homem). Com exceção de Mercúrio e Vênus, todos os planetas do Sistema Solar possuem satélites naturais, como a Terra tem a Lua, por exemplo. Os satélites artificiais são enviados para o espaço, em geral por foguetes, para coletar informações.

O primeiro satélite artificial foi o Sputnik 1, lançado pela União Soviética na órbita da Terra em 1957. O primeiro satélite americano bem-sucedido foi o Explorer 1, lançado em 1958. Atualmente, dezenas de novos satélites são enviados para o espaço a cada ano; eles descrevem órbitas em torno da Terra, da Lua, de Vênus, Marte, Júpiter e outros corpos celestes.

Os satélites artificiais têm muitas finalidades. Satélites científicos coletam informações sobre o espaço sideral. O telescópio espacial Hubble, um satélite científico que orbita ao redor da Terra, vê o céu mais claramente do que telescópios terrestres. Satélites de comunicações ajudam o envio de telefonemas, programas de rádio e televisão e dados de computador pelo mundo inteiro. Aviões, navios e carros com equipamento especial (GPS) podem usar informações de satélites para se manter na direção certa. Os militares usam satélites para fazer espionagem. Os satélites também são usados para previsões meteorológicas.

Uma estação espacial é um tipo especial de satélite usado por astronautas. Eles podem morar durante meses em uma estação espacial, enquanto coletam informações e fazem experimentos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.