A seca ocorre sempre que há falta de chuvas durante um longo período de tempo. Ela atinge plantas, animais e pessoas, constituindo um problema sério para os agricultores e para as pessoas que dependem das safras que produzem.

A seca pode ocorrer em quase todos os lugares do mundo. Os desertos recebem muito pouca chuva ao longo do ano e alguns deles têm seca permanente. Os lugares em que existe uma estação chuvosa e outra sem chuvas durante o ano têm apenas uma seca sazonal (ou seja, não duradoura) na estação seca. Já outros lugares podem ter de enfrentar uma seca em qualquer momento do ano.

As secas são o resultado de mudanças na atmosfera da Terra. Algumas são provocadas por modificações nos ventos que normalmente levam a chuva para uma determinada área. Outras são causadas pela mudança nas correntes oceânicas, que afetam a temperatura e a umidade do ar.

As secas fortes podem durar meses ou anos. Quando isso acontece, nenhuma plantação cresce. Em função disso, muitas pessoas e animais morrem de fome, por falta de comida. As secas graves muitas vezes obrigam as pessoas e os animais a se mudar em busca de água. Alguns agricultores vão para lugares onde acreditam que as condições serão melhores para as plantações e os animais. Outras pessoas desistem de continuar na agricultura e se mudam para a cidade a fim de encontrar outros tipos de trabalho.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.