Estar em segurança é estar protegido e fora de perigo. O termo medida de segurança é usado para denominar qualquer coisa que as pessoas façam para proteger a si mesmas ou aos outros contra acidentes ou situações perigosas. Para prevenir um acidente, é preciso identificar as situações em que ele possa ocorrer e, em seguida, fazer o que é necessário para impedi-lo.

Os governos criam leis que visam a proteger as pessoas. Por exemplo, há leis que exigem que as saídas de emergência em prédios, shopping centers e casas de espetáculos sejam bem sinalizadas, para facilitar a evacuação de todas as pessoas caso ocorra um incêndio. Muitos países têm leis que proíbem a venda de brinquedos que possam machucar as crianças.

É também visando à proteção das crianças que pais, mães e outros responsáveis tomam medidas de segurança doméstica. Estas incluem, por exemplo, manter os produtos de limpeza fora do alcance das crianças, cobrir tomadas elétricas e instalar redes nas janelas.

Muitas medidas de segurança têm como objetivo proteger certos trabalhadores e profissionais. Nas fábricas, por exemplo, operários devem usar capacetes, botas ou óculos especiais para se proteger contra possíveis ferimentos. Diversos locais de trabalho também têm normas específicas sobre o descarte de materiais. Em alguns casos, como no dos hospitais, o descarte correto de resíduos protege não só os profissionais da área, mas também o restante da sociedade, pois o lixo hospitalar pode espalhar doenças ou contaminar o meio ambiente.

Outra área em que são comuns medidas de segurança é a dos transportes. O cinto de segurança protege passageiros dentro de carros e aviões. O capacete é uma proteção importante para quem anda de bicicleta ou moto. Além disso, no início do século XXI, várias medidas de segurança especiais foram adotadas em aeroportos, devido ao crescimento da preocupação com atentados terroristas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.