A seriguela, ou ciriguela, é uma fruta da família das anacardiáceas. Seu nome científico é Spondias purpurea L.

Originária da América Central, a serigueleira requer solos bem drenados e se desenvolve bem em áreas de clima tropical ou subtropical. É encontrada no México, no Caribe e em vários países da América do Sul. No Brasil se concentra nas regiões Norte e Nordeste. O sul do estado do Ceará é o maior produtor brasileiro de seriguela.

A serigueleira tem entre 3 e 7 metros de altura e a frutinha, entre 3 e 5 centímetros de comprimento. Sua polpa rodeia um caroço grande. Os ramos da serigueleira se desenvolvem rente ao solo, suas folhas são compostas e as inflorescências apresentam flores perfeitas que formam frutos isolados ou em cachos. A frutificação ocorre anualmente em outubro e novembro, e a colheita é feita em dezembro e janeiro.

Com sabor agradável e consistência cremosa, a polpa da seriguela é consumida ao natural e usada também em sorvetes, refrigerantes, geleias, compotas, licores e vinho.

Rica em carboidratos, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A, B e C, a seriguela é recomendada pelo povo em casos de anemia, inapetência e diminuição dos glóbulos brancos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.