A serra da Mantiqueira é um conjunto de maciços com cerca de 500 quilômetros de extensão que se estende desde a cidade de Bragança Paulista, no estado de São Paulo (com o nome de serra da Cantareira), até o estado de Minas Gerais, passando pelo Rio de Janeiro, na região Sudeste do Brasil.

Geografia

Há muitas áreas de preservação na serra da Mantiqueira, entre elas o Parque Nacional do Itatiaia (entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas), o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e o da Serra do Papagaio (estes dois em Minas Gerais).

A cidade de Campos de Jordão, um dos lugares do Brasil conhecidos como “Suíça brasileira”, também fica na serra, à altitude de 1.650 metros. Assim como ocorre em outras cidades em que as fontes termais são o grande atrativo (como Caxambu e Poços de Caldas), no inverno as temperaturas podem chegar a menos de 0°C em Campos do Jordão.

Fauna e flora

Apesar da ocupação em algumas áreas e da agropecuária, há ainda grandes porções de mata Atlântica na serra. Por essa razão, a flora é rica em bromélias, ipês-amarelos, jacarandás, jequitibás e quaresmeiras, espécies típicas do clima tropical de altitude.

Há ainda araucárias e pinhos-bravos (estes servem de morada principalmente para orquídeas).

Há grande variedade de animais nas matas: o esquilo conhecido como serelepe, a paca, a capivara, o lobo-guará, a onça-parda, o cachorro-do-mato-vinagre, a jaguatirica, o veado-campeiro, o macaco-sauá, o ouriço-cacheiro e muitos animais pequenos. Entre as aves, além do joão-de-barro e da seriema, uma ave de pernas longas que se alimenta de insetos, encontram-se ainda o tucano, a maritaca, a gralha-azul, o jaçanã e o gavião chamado carcará.

Outro atrativo da serra são os picos das montanhas. Ela é bastante procurada por praticantes de alpinismo e rapel, pois três dos pontos mais altos do Brasil estão localizados ali. São eles: a pedra da Mina, com 2.897 metros (na divisa entre São Paulo e Minas Gerais); o pico das Agulhas Negras, com 2.787 metros (no Parque Nacional do Itatiaia); e o pico Três Estados, com 2.665 metros (também entre São Paulo e Minas Gerais).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.