A serra de Tumucumaque, também chamada serra Uassipein, é uma área de montanhas rochosas localizada no Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque, no estado do Amapá.

O parque tem 38.000 quilômetros quadrados de extensão e é a maior área de floresta tropical protegida em todo o mundo, além de abrigar as nascentes dos principais rios do Amapá, como o Araguari, o Jari e o Oiapoque, e fazer grande parte da fronteira entre o Brasil, o Suriname e a Guiana Francesa.

Na serra de Tumucumaque encontra-se uma floresta fechada, composta principalmente de plantas como angelim-pedra, maçaranduba, sorva, faveira, quaruba e matamatá. A fauna é rica, reunindo macacos, onças, suçuaranas, araras, jacus, beija-flores, marianinhas e pássaros frugívoros (isto é, que se alimentam de frutas), como o pássaro-boi e o anambé-militar.

A serra de Tumucumaque é considerada um divisor de águas entre a bacia amazônica e muitos dos rios da Guiana e do Suriname.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.