O shantungossauro era um dinossauro herbívoro de grande porte. Está classificado como um membro da família dos hadrossaurídeos, os dinossauros bico-de-pato, que pertencem à ordem dos Ornithischia (com bacia similar à das aves).

Quando e onde viveu o shantungossauro

Os shantungossauros eram um grupo particularmente bem adaptado de dinossauros que prosperou durante o período Cretáceo, cerca de 74 a 83 milhões de anos atrás, na Ásia.

Características físicas

O maior dos hadrossaurídeos, o shantungossauro crescia até 15,5 metros de comprimento e alcançava uma altura de até 7 metros. Pesava entre 12 e 20 toneladas, ou até mais. O shantungossauro tinha maxilares fortes com várias fileiras compactas de centenas de dentes, que tinham bordas serrilhadas para cortar a materia vegetal resistente. Quando os dentes se desgastavam ou caíam, novos dentes automaticamente substituiam os antigos. Embora outros hadrossaurídeos tivessem crânios com crista, o crânio do shantungossauro era plano. Seu focinho terminava em um bico sem dentes e era parecido com o bico do pato moderno. Ele tinha uma cauda dura e pesada, que mantinha acima do solo para se equilibrar enquanto caminhava nas pernas longas e fortes. Cada pata tinha três dedos, que terminavam em unhas como nos cascos dos cavalos. Os membros anteriores do shantungossauro eram mais curtos do que os posteriores, mas eram capazes de suportar o seu grande peso.

Comportamento

O shantungossauro erguia-se e andava nos quatro membros. Se ameaçado por um predador, no entanto, conseguia fugir nas patas traseiras. Comia vegetação resistente como galhos de pinheiro, plantas lenhosas e plantas florescentes que começaram a aparecer durante o período Cretáceo. Frequentava as margens de lagos e outros corpos de água. Tinha grande bochechas, que evitavam que a matéria das plantas caísse da boca enquanto mastigava. Este dinossauro pode ter vivido e viajado em rebanhos, provavelmente como defesa contra predadores como o T. rex, que muitas vezes caçava grandes dinossauros herbívoros. O shantungossauro, como todos os dinossauros, se reproduzia botando ovos. A evidência fóssil sugere que, como o maiassaura (outro hadrossaurídeo), o shantungossauro cuidava de seus ovos e filhotes.

Evidência fóssil

A primeira evidência fóssil de shantungossauro foi descoberta na península Shandong, na China, e foi classificada por um paleontólogo chamado Hu, em 1973. O nome shantungossauro significa “lagarto de Shandong”, em latim.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.