A sibipiruna é uma árvore de grande porte da família das leguminosas cesalpináceas. É também conhecida como coração-de-negro e sibipira. Seu nome científico é Caesalpinia pluviosa.

Nativa da mata Atlântica, ela é encontrada nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e no Pantanal Mato-Grossense. Desenvolve-se bem em climas tropicais e subtropicais. É também muito utilizada em projetos de reflorestamento e em arborização urbana, devido à sua sombra e à beleza paisagística.

A sibipiruna atinge entre 8 e 25 metros de altura e tem a copa densa. Seu tronco é cinzento e tem de 30 a 40 centímetros de diâmetro. A madeira escura e forte é usada para fazer móveis e caixotes, assim como na construção civil, em forma de ripas e caibros. A sibipiruna tem as folhas opostas e compostas, lembrando as da avenca, e suas flores amarelas se agrupam em cachos cônicos. Sua dispersão se dá pelo vento. Com rápido crescimento, vive mais de cem anos.

Grande parte das folhas da sibipiruna cai no inverno e sua floração vai de setembro a novembro. Depois da floração, surgem frutos achatados de tonalidade bege, com cerca de 3 centímetros de comprimento, que se mantêm na árvore até março. Dentro dos frutos há três ou quatro sementes em cada vagem, com cerca de 8 centímetros de comprimento.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.