Diversas espécies de árvores são conhecidas como sicômoros. São todas decíduas, ou seja, perdem todas as folhas durante certas épocas do ano.

O plátano-americano

O plátano-americano, também chamado de sicômoro, é uma árvore alta com tronco de casca manchada, branco-esverdeada. Pertence à família das platanáceas e é comum no leste dos Estados Unidos; pode atingir até mais de 50 metros de altura.

A base da árvore muitas vezes é dividida em dois ou mais troncos. Conforme o tronco aumenta de diâmetro, a casca externa começa a descamar. É isso que dá a ele a aparência manchada.

Grandes folhas amarelas e verdes decoram os galhos dessa árvore. Flores crescem em cachos na base de algumas folhas e, das flores, desenvolvem-se cachos globosos de sementes.

A madeira do plátano-americano é usada na fabricação de móveis, tábuas de cortar carne e caixas de charuto. Alguns a utilizam também como combustível.

Outros sicômoros

Algumas outras árvores da família das platanáceas também são conhecidas como sicômoros. Os que crescem nos estados americanos da Califórnia e do Arizona são menores que o plátano-americano.

Outras duas árvores de famílias distintas às vezes também são chamadas de sicômoros, como o bordo-sicômoro — ou falso-plátano — da família dos bordos. Ele é cultivado na Europa e na Ásia por sua madeira e pela sombra que propicia. O sicômoro-figueira pertence à família da amoreira e é muito comum no Oriente Médio, na Ásia. Os antigos egípcios usavam sua madeira na construção dos sarcófagos que guardavam as múmias.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.