Os sioux são um grupo de povos nativos americanos que falam línguas semelhantes. Há três principais divisões de sioux: os dacotas (ou santees), os nacotas (ou yanktons) e os lacotas (ou tetons).

Os sioux viviam originariamente perto do lago Superior, nos Estados Unidos, onde fica atualmente o estado de Minnesota. Eles caçavam, pescavam, plantavam e colhiam arroz e feijão selvagens.

Em meados do século XVIII, guerras com os ojibwas conduziram os sioux para o oeste. Os dacotas se estabeleceram no sul e no oeste de Minnesota. Eles continuaram a viver do mesmo modo que antes.

Os nacotas e os lacotas mudaram-se para as Grandes Planícies, na parte central e centro-oeste dos atuais Estados Unidos. Os nacotas se estabeleceram onde ficam atualmente os estados de Dakota do Norte e Dakota do Sul. Os lacotas foram mais para oeste, para a região das Black Hills, na parte ocidental de Dakota do Sul e na porção oriental dos estados de Wyoming e de Montana. A mudança transformou seu estilo de vida. Os nacotas e os lacotas começaram a caçar bisões nas planícies. Enquanto caçavam, viviam em tendas portáteis cônicas chamadas tepees. Comiam carne de búfalo e usavam a pele do animal para fazer tepees e roupas.

Em meados do século XIX, colonizadores brancos começaram a mover-se para oeste, no território sioux. Os sioux lutaram por muitos anos para deter as invasões de sua terra. Touro Sentado e Cavalo Louco foram famosos chefes sioux que lideraram a luta contra os colonos invasores. Em 1890, tropas americanas mataram mais de duzentos sioux num local chamado Wounded Knee (Joelho Ferido), em Dakota do Sul. No final do século XIX, a maioria dos sioux tinha se mudado para reservas indígenas.

No fim do século XX, havia cerca de 108 mil sioux nos Estados Unidos. Muitos viviam em reservas em Montana, Nebraska, Dakota do Norte e Dakota do Sul. Cerca de 10 mil outros sioux viviam no Canadá.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.