A sociologia é o estudo científico da sociedade ou de agrupamentos humanos. Os profissionais que fazem esses estudos são os sociólogos. Juntamente com a psicologia e a antropologia, a sociologia faz parte das ciências sociais, que estudam o modo de vida e o comportamento das pessoas.

Por natureza, as pessoas são seres sociais, isto é, gostam de viver em grupos e de se relacionar umas com as outras. As regras e a pressão dos grupos influenciam o comportamento de cada um. Por isso, muitas vezes as pessoas acabam agindo de forma diferente do que fariam se vivessem isoladas. Há pessoas tímidas que, quando estão em grupo, se mostram mais corajosas e desembaraçadas.

Os sociólogos estudam a influência dos grupos sobre o comportamento humano, tanto pequenos grupos, como a família e a escola, quanto grandes sociedades, como as cidades e os países. Eles também observam como as sociedades evoluem e se modificam ao longo do tempo.

O trabalho dos sociólogos ajuda a explicar as causas da pobreza, da criminalidade e de outros problemas sociais. Os dados que eles obtêm são úteis, por exemplo, para as pessoas que escrevem as leis, para empresários e para educadores.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.