O sorgo pertence à família das gramíneas, assim como o milho e outros cereais. O sorgo é um dos cereais mais plantados na África. Ele também é cultivado na América, na Ásia, no sul da Europa e na Austrália.

O pé de sorgo normalmente atinge de 50 centímetros a 2,5 metros de altura. Alguns podem chegar 4,5 metros. Pequenas espigas com flores crescem na ponta de cada pé de sorgo. Cada espiga produz mais de oitocentas sementes, podendo chegar a 3 mil.

Os agricultores cultivam o sorgo por causa dessas sementes cheias de amido. Elas são grãos de um cereal — como o trigo, o centeio, a aveia e o arroz, que também são cereais. As sementes de sorgo são moídas e a farinha resultante é usada para fazer bolos e pães, além de servir para preparar mingau.

Alguns tipos de sorgo contêm um líquido adocicado no caule. No sul do Estados Unidos e no sul da África, os agricultores moem os caules de sorgo para coletar esse líquido. Eles então o fervem para produzir um xarope grosso e doce, também chamado de sorgo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.