Um submarino é uma embarcação, ou um tipo de navio, que em vez de navegar apenas sobre as águas pode viajar nas profundezas dos oceanos.

Os militares usam submarinos para patrulhar as águas marítimas e para atacar navios inimigos em épocas de guerra. Os submarinos militares são, em geral, muito grandes: podem transportar mais de cem pessoas. Eles também levam armas como mísseis e torpedos.

Cientistas, pesquisadores e exploradores costumam utilizar submarinos pequenos para estudar o fundo do mar e os seres que ali vivem. Esses submarinos podem ter braços mecânicos, câmeras e outras ferramentas para auxiliar os cientistas a estudar o mundo subaquático.

Partes de um submarino

Um submarino tem tanques imensos, chamados tanques de lastro, que permitem à embarcação mergulhar e voltar à superfície. Os tanques se enchem de água para dar ao submarino o peso necessário para submergir. Quando o submarino está pronto para voltar à superfície, a água do tanque de lastro é substituída por ar. Isso torna a embarcação leve o bastante para flutuar.

Os submarinos se movimentam graças a motores movidos a combustível, baterias, fontes de energia nuclear ou uma combinação desses meios. As hélices fazem a embarcação se movimentar pela água.

A tripulação de um submarino usa equipamentos complexos para encontrar o caminho através dos oceanos profundos e escuros. Para encontrar submarinos inimigos e outros alvos, o submarino costuma usar um sonar. O sonar é um equipamento semelhante ao radar, com a diferença de que localiza os objetos por meio de ondas sonoras.

Outros equipamentos a bordo mantêm o ar limpo e a água fresca para a tripulação o tempo todo em que o submarino está mergulhado.

História

Em 1620, um inventor alemão chamado Cornelis Drebbel construiu o primeiro submarino que funcionava. Era um barco a remo recoberto de couro, que podia chegar a uma profundidade de 4,5 metros.

O inventor americano David Bushnell construiu um submarino, que usou em 1776, durante a Guerra de Independência dos Estados Unidos. Em 1800 outro inventor americano, Robert Fulton, construiu o Nautilus, um pequeno submarino que podia colocar explosivos nos navios.

Outros inventores testaram submarinos movidos a gasolina, a vapor e a baterias. No início do século XX, os submarinos tinham tanto motores movidos a diesel (um tipo de motor de combustão interna) quanto motores elétricos a bateria. O motor a diesel movia o submarino na superfície; o motor elétrico funcionava embaixo da água. Os militares usaram esses submarinos diesel-elétricos na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Em 1954, a marinha americana utilizou o primeiro submarino movido a energia nuclear. Seu nome era USS Nautilus.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.