A sucuri é uma cobra gigante, encontrada na América do Sul, que gosta de viver na água ou perto dela. A sucuri possui músculos constritores, o que significa que normalmente mata a presa enrolando-se em seu corpo e pressionando-o até que o animal pare de respirar. A sucuri não é venenosa, mas é uma das duas maiores cobras do mundo. Algumas cobras píton crescem mais que ela, mas a sucuri é mais pesada.

A sucuri faz parte da família da jiboia. Há duas espécies ou tipos de sucuri: a sucuri-gigante, ou sucuri-verde, e a sucuri-amarela, ou sucuri-do-sul. A sucuri-gigante é a maior espécie. Normalmente, ela é marrom ou verde-escura com manchas pretas ovais. A sucuri-amarela tem cor acobreada ou amarelo-esverdeada com manchas pretas.

A sucuri pode atingir cerca de 9 metros de comprimento, mas a maior parte delas só cresce até 5 metros. Algumas pesam em torno de 250 quilos. Seu corpo é grosso e volumoso, podendo medir mais de 30 centímetros de diâmetro. Se diz que há sucuris gigantes de mais de 15 metros. Também, há histórias sobre o desaparecimento de pessoas devido à sucuri. Porém, os cientistas acreditam que tanto as histórias sobre os comprimentos e sobre as pessoas mortas por sucuris são exageradas.

A sucuri normalmente caça mamíferos, répteis e pássaros à noite. Apesar de preferir presas grandes, também pode matar tartarugas, pássaros e outros animais usando apenas a boca e seus dentes afiados. Algumas vezes ela arrasta a presa para dentro da água a fim de afogá-la. Depois de matá-la, a sucuri engole a vítima inteira.

Nove meses depois de acasalar, a sucuri fêmea dá à luz grandes ninhadas. Cada ninhada tem de catorze a 82 filhotes. Cada um deles mede mais de 60 centímetros de comprimento. Muitos são presa de outros animais. A sucuri pode viver até 30 anos no cativeiro.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.