A tâmia é um roedor da família dos esquilos. Ela parece esquilo, mas é menor. Além disso, tem listras nas costas, coisa que os esquilos não têm.

Existem 25 espécies de tâmias. Todas vivem na América do Norte, com exceção da tâmia-asiática, que é encontrada no nordeste da Ásia e no leste da Europa. Tâmias vivem em muitos tipos de ambiente, como florestas, montanhas e planícies.

Todas as tâmias têm tamanho pequeno: as da América do Norte medem entre 14 e 19 centímetros de comprimento. O rabo peludo mede mais que a metade de seu corpo. Elas pesam apenas entre 71 e 142 gramas. As tâmias-asiáticas são ainda menores.

A tâmia é um animal de diferentes cores e listras. A tâmia-asiática é marrom-avermelhada, com cinco listras escuras nas costas. Entre as listras escuras há duas marrons e duas brancas. A tâmia-americana é cinza e tem cinco listras escuras e quatro claras.

As tâmias costumam ser boas escaladoras e nadadoras. Comem nozes, sementes, frutas selvagens e bagas. Suas bochechas são bolsas elásticas em que armazenam alimentos para levar para a toca.

Cada tâmia tem sua própria toca ou buraco, com pelo menos dois cômodos: um serve para estocar os alimentos; o outro é um ninho de folhas. Elas dormem durante a maior parte do inverno.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.