O tênis é um esporte de ritmo veloz jogado individualmente ou em duplas, ao ar livre ou em espaços cobertos. Cada tenista usa uma raquete para atirar uma pequena bola por cima de uma rede. Pontos são marcados sempre que um adversário não consegue rebater a bola.

Quadra e equipamentos

O tênis é jogado em uma quadra retangular com 23,8 metros de extensão. A largura depende do número de jogadores: 8,2 metros para partidas individuais e 11 metros para partidas em duplas. A quadra pode ser revestida de grama (natural ou artificial), saibro, concreto ou asfalto. Ela é dividida ao meio por uma rede de 90 centímetros de altura.

Os únicos equipamentos usados no tênis são a raquete e a bola. A raquete é feita de grafite ou outro material leve. Ela é formada por um cabo longo e uma moldura ovalada, na qual são entrelaçadas finas cordas de náilon ou de outro material sintético. As bolas de tênis são pequenas, leves e saltam com facilidade. Em geral, são amarelas ou brancas.

Regras do jogo

A partida de tênis começa com um saque. Posicionado na extremidade da quadra, um dos jogadores atira a bola para o alto e, com a raquete, arremessa-a por cima da rede. O adversário tenta rebater o saque atirando a bola de volta por cima da rede. Os jogadores batem a bola de um lado a outro da quadra, até que um deles não consiga mais rebatê-la. Nesse caso, o adversário marca um ponto. Os tenistas procuram arremessar a bola para uma parte da quadra que dificulte ao oponente rebatê-la.

O saque é a jogada mais importante no tênis. A bola atirada deve pousar em uma área delimitada no lado da quadra do adversário. Se a bola cair fora dessa área, ocorre uma falta. O jogador tem então outra oportunidade de sacar. Caso cometa outra falta, o adversário marca um ponto. Por outro lado, o sacador ganha um ponto quando dá um saque tão bom que o adversário não consegue rebater. Essa jogada se chama ace.

Os pontos são contados em quatro estágios. Porém, em vez de uma contagem simples — 1, 2, 3 e 4 —, o tênis usa uma contagem especial: 15, 30, 40 e game. Portanto, quando um tenista marca o primeiro ponto, seu placar é 15; quando ele marca o segundo ponto, seu placar é 30, e assim por diante. Quando um jogador ainda não marcou nenhum ponto e seu placar é zero, diz-se que ele está em love. Acredita-se que a origem dessa expressão seja a palavra francesa l’oeuf, ovo, cuja aparência lembra o número zero. Se ambos os jogadores marcarem 40 pontos, diz-se que o placar está em deuce. O jogador que marcar um ponto após o deuce deve marcar também o ponto seguinte para conquistar o game, ou seja: a vantagem deve ser de dois pontos.

Uma série de games compõe um set. Uma série de sets perfaz uma partida. O primeiro jogador a ganhar seis games tradicionalmente vence um set. Mas, como a vitória deve ser por dois pontos de vantagem, um jogador não pode vencer com uma pontuação de 6 x 5. O set continua até que a pontuação chegue, por exemplo, a 7 x 5 ou 8 x 6. Para ganhar a partida, o tenista geralmente tem de vencer dois sets (de um total de três) ou três sets (de um total de cinco).

História

O major britânico Walter Clopton Wingfield publicou o primeiro livro sobre regras de tênis em 1873. O primeiro campeonato foi realizado quatro anos depois em Wimbledon, perto de Londres, na Inglaterra. O tênis chegou aos Estados Unidos na década de 1870. No Brasil, foi introduzido no final do século XIX, por técnicos ingleses da São Paulo Railway, Light and Power Company. Dentre os tenistas brasileiros de destaque internacional estão Maria Esther Bueno e Gustavo Kuerten.

Anualmente, Grã-Bretanha, Austrália, França e Estados Unidos realizam, cada um, seu grande torneio internacional de tênis. Os quatro torneios juntos são conhecidos como Grand Slam. O torneio de Wimbledon é o evento mais antigo do Grand Slam.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.