O tórax está localizado na parte superior do tronco humano e seu esqueleto forma a caixa torácica, uma cavidade de extrema importância, pois funciona como uma armadura, protegendo o coração e os pulmões.

Ossos e músculos

Os ossos que constituem a caixa torácica são o esterno, situado no meio do peito, as costelas e as vértebras torácicas da coluna vertebral. As costelas são em número de doze pares, que se ligam às doze vértebras torácicas e ao esterno, com exceção dos últimos dois pares, que se unem somente às vértebras, sendo chamadas de costelas flutuantes.

Além do esqueleto, o tórax possui uma musculatura denominada músculos intercostais (entre as costelas) que, com o diafragma (músculo que separa o tórax do abdômen), é responsável pelos movimentos respiratórios de inspiração (entrada do ar) e expiração (saída do ar). Para que o ar entre, o diafragma e os músculos intercostais se contraem, expandindo o tórax; e, para que o ar saia, eles relaxam e o tórax volta ao seu tamanho normal. O tórax também possui os músculos peitorais, que auxiliam a movimentação dos ombros e dos braços.

O tórax nos animais

Nos aracnídeos (grupo dos escorpiões e aranhas) e nos crustáceos (grupo dos camarões, caranguejos e lagostas), o tórax se une à cabeça, formando uma estrutura única denominada cefalotórax. Já os insetos possuem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen. Esses animais não possuem esqueleto interno, portanto não têm os ossos do tórax como o ser humano. Já nas aves, o tórax possui o esterno bem desenvolvido e projetado para a frente. Essa projeção denomina-se quilha e é o local em que os músculos peitorais se ligam para que a ave possa voar. Nos mamíferos, o tórax tem a mesma função do tórax humano.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.