Um tablet é um computador pequeno, em forma de prancheta, sem teclado e é operado por toque na tela. É menor que um laptop normal e maior que um telefone celular. Em geral os tablets medem entre 7 e 10 polegadas.

Estes dispositivos permitem aos usuários acessar a internet, ler e enviar e-mail, assistir vídeos, ouvir música e ler livros eletrônicos, ou e-books. Eles também executam programas de computador chamados aplicativos, ou apps. Os aplicativos permitem que as pessoas joguem, façam compras pela internet, leiam, obtenham mapas e direções, participem de redes sociais e façam muitas outras tarefas. Muitos tablets também têm câmeras fotográficas.

O conceito do tablet tem estado em desenvolvimento há muitos anos. As primeiras formas surgiram na década de 1950 e 1960. Os aparelhos tinham um teclado ou uma caneta (uma ferramenta de escrita como uma caneta sem tinta) que permitiam aos usuários inserir informações em um computador maior. Os tablet modernos têm telas sensíveis ao toque dos dedos.

Os primeiros computadores tablet reais, chamados de Z88 e Write-Top, foram lançados em 1987. Não foi até que a Apple lançou o iPad em 2010, no entanto, que muitas pessoas começaram a usar computadores tablet. Havia apenas 2 milhões de computadores tablet vendidos em 2009, mas durante 2010, 20 milhões foram vendidos em todo o mundo. No Brasil, a venda de tablets tem crescido de maneira dramática devido a que os preços destes aparelhos ficaram mais baratos com relação aos preços de notebooks e computadores.

O tablet também é cada vez mais usado nas escolas e universidades. No Brasil, em 2012, o governo federal e alguns governos estaduais iniciaram a distribuição de tablets para professores e estudantes da rede pública de ensino.

O iPad foi o primeiro tablet com uma tela sensível ao toque, sem necessidade do uso de uma caneta. Também pesava menos do que os tablets anteriores. O Z88 pesava 0,9 kilo, e o Write-Top-pesava 4 kilos. Mas o primeiro iPad pesava apenas 0,7 kilo.

Depois de que a Apple introduziu o iPad, muitos concorrentes também lançaram várias versões de tablets com telas sensíveis ao toque, incluindo o Samsung Galaxy Tab, o Xoom Motorola, o HP TouchPad, e o Amazon Kindle Fire. No Brasil, foram lançados tablets de fabricação nacional como a Positivo e a DL, e espera-se que muitos outros modelos surjam no futuro.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.