O tacacá é uma espécie de caldo feito de farinha de mandioca. É um prato da culinária brasileira que faz parte da cultura gastronômica da Amazônia.

O tacacá tradicional é temperado com sal, alho, pimenta-de-cheiro, tucupi e folhas de jambu (uma planta que em contato com a boca provoca uma espécie de comichão, por isso dizem que é afrodisíaca). Muitas vezes, o tacacá é incrementado com camarões secos e goma de mandioca.

Sua origem está na cozinha elaborada pelos índios do Pará. Ao que tudo indica, o tacacá é uma variação do mani poi, uma sopa muito apreciada pelos índios desde há muito tempo.

O tacacá é vendido em barraquinhas nas ruas de várias cidades do Amazonas e do Pará, principalmente. Nas ruas de Belém, no Pará, as tacacazeiras — como são chamadas as mulheres que preparam e vendem o tacacá — servem-no nos finais de tarde, em cuias apropriadas para tomar essa iguaria regional do Norte brasileiro.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.