A taiga é um dos principais biomas da Terra. Um bioma é uma ampla área do planeta que apresenta clima específico e espécies animais e vegetais características. A taiga se destaca por suas florestas de coníferas. As coníferas são árvores que desenvolvem sementes dentro de cones. A taiga se estende pelo norte da Europa, da Ásia e da América do Norte. Outro nome usado para designar a taiga é floresta boreal.

Características

A taiga é conhecida não só por suas florestas, mas também pelos longos invernos com neve e pelos verões curtos e frescos. Esse bioma fica logo ao sul da tundra, uma área fria desprovida de árvores. Na parte em que as duas regiões se encontram, há algumas poucas árvores. Nas regiões da taiga mais ao sul, as florestas são mais densas. Nessa área há lagos, pântanos e rios.

A vida na taiga

As principais árvores desse bioma são o pinheiro, o abeto e o lariço. Essas espécies são coníferas com folhas em formato de agulha. No sul, árvores com folhas mais largas, como o amieiro, o álamo e a bétula, crescem entre as coníferas. O chão da floresta é recoberto por uma camada de plantas baixas. Musgos, hepáticas e liquens crescem nos troncos das árvores e no solo.

As coníferas da taiga têm características que as ajudam a sobreviver ao clima frio e nevoso. Sua forma de cone, com os galhos apontando para baixo, faz a neve escorregar mais facilmente e evita que os galhos se quebrem. Além disso, as coníferas têm cor verde-escura, o que significa que possuem maior quantidade de clorofila, a substância que dá às plantas a capacidade de absorver a luz do sol. Elas precisam absorver o máximo possível de luz solar no decorrer do curto verão.

Entre os mamíferos da taiga estão o lince, o lobo, o alce, a rena, o castor, o musaranho, o rato-do-mato e a marta. Diversas espécies de aves chegam à taiga no verão. Apenas algumas, como o corvo e um tipo de chapim, permanecem na região durante o inverno. Na taiga também existem mosquitos, moscas e outros insetos.

Recursos naturais

As coníferas da taiga são um valioso recurso natural. As pessoas derrubam muitas dessas árvores por causa da madeira. O solo sob certas áreas da taiga é rico em petróleo, gás natural e carvão. Contudo, o corte das árvores, as perfurações para extração de petróleo e a mineração vêm causando danos ao meio ambiente em muitas partes da taiga.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.