O telégrafo é um aparelho para a comunicação que utiliza eletricidade para enviar mensagens codificadas através de fios. Em meados do século XIX, era a maneira mais rápida de comunicação a distância.

A invenção do telégrafo

Os primeiros dois telégrafos a entrar em operação foram inventados na mesma época, na década de 1830. Na Grã-Bretanha, dois inventores construíram um telégrafo que usava seis fios e cinco agulhas. Uma parte chamada transmissor enviava correntes elétricas através dos fios. Na outra ponta, as correntes moviam as agulhas em uma parte chamada receptor, que tinha uma lâmina especial em que estavam inscritos letras e números. As agulhas apontavam para as letras e os números, formando as mensagens.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, Samuel F. B. Morse trabalhava em um telégrafo por conta própria. Morse havia desenvolvido um novo sistema para enviar mensagens telegráficas, batizado de código Morse. Nesse sistema, pontos, traços e espaços substituíam as letras e os números. Morse e seu sócio, Alfred Vail, construíram um telégrafo com apenas um fio. O transmissor tinha um braço chamado chave interruptora. A pessoa que enviava a mensagem pressionava o interruptor para enviar mensagens em código Morse.

Em 1843, o governo dos Estados Unidos contratou Morse para que construísse a primeira linha telegráfica a longa distância. Com extensão de 35 quilômetros, ela ia da cidade de Washington até Baltimore, no estado de Maryland. No ano seguinte, Morse enviou a primeira mensagem através desse sistema. O texto dizia: “O que Deus fez possível!”.

A indústria do telégrafo

O telégrafo de Morse deu início a uma verdadeira indústria. No final de 1861, uma linha telegráfica atravessava o território dos Estados Unidos. No final do século XIX, as linhas telegráficas cruzavam o mundo. No começo do século XX, um novo tipo de telégrafo imprimia mensagens. Telégrafos que surgiram mais tarde enviavam mensagens pelo ar em vez de fazê-lo por meio de fios. O telégrafo sem fio foi uma forma primitiva de rádio. No final do século XX, o telégrafo foi substituído por meios de comunicação mais velozes que fazem uso de computadores.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.