O tempo é o conjunto de condições meteorológicas em um dia determinado, numa área determinada — ou seja, é o estado diário da atmosfera em qualquer local considerado. A palavra “tempo”, usada nesse sentido, não pode ser confundida com o tempo entendido como a passagem dos dias, dos meses e dos anos. Seu sentido, neste contexto, também é diferente do que se dá à palavra “clima”. O clima é a média das condições meteorológicas em determinada área ao longo de um período maior. Saber o tempo que fará é importante para as pessoas, já que ele afeta seu bem-estar, seu suprimento de alimentos e até sua segurança.

Elementos do tempo climático

Muitos elementos distintos se combinam para criar as condições meteorológicas. A temperatura, ou seja, o calor ou frio que faz ao ar livre, é um dos elementos básicos do tempo enquanto fenômeno climático.

O vento, o movimento do ar pela superfície da Terra, é um segundo elemento do tempo. Os ventos podem ser suaves ou fortes.

Um terceiro elemento que compõe o tempo é o grau de umidade presente no ar. O ar quente consegue capturar mais umidade que o ar frio.

A precipitação é um quarto elemento do tempo. Ela pode ocorrer sob várias formas, que incluem a chuva, o granizo, a neve e um misto de chuva com neve que vai se derretendo à medida que cai.

Um quinto elemento do tempo é a pressão atmosférica, que é o peso do ar acima de uma área dada. As mudanças de pressão atmosférica ajudam as pessoas a prever a aproximação de tempestades. Uma tempestade é uma perturbação atmosférica — pode ser, por exemplo, uma trovoada ou um furacão.

Meteorologia

A meteorologia é o estudo científico do tempo. As pessoas que estudam o estado do tempo e realizam previsões meteorológicas são chamadas meteorologistas.

Os meteorologistas usam muitos instrumentos para colher informações sobre o tempo. Alguns dos instrumentos meteorológicos mais antigos e mais comuns são o termômetro e o barômetro. O termômetro mede a temperatura, e o barômetro mede a pressão atmosférica. Outro instrumento comum é o cata-vento, que indica a direção dos ventos.

Hoje existem satélites no espaço que coletam e transmitem informações sobre o tempo em todo o mundo. Computadores ajudam meteorologistas a acompanhar as mudanças prováveis e a traçar previsões meteorológicas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.