Os ticunas, ou tucunas, são uma das maiores tribos de índios do Brasil, com 36.377 pessoas (dados da Fundação Nacional da Saúde, Funasa, 2009) concentradas em mais de cem aldeias no estado do Amazonas, ao longo do rio Solimões (nome dado ao rio Amazonas antes de chegar à confluência com o rio Negro). Os ticunas são encontrados também no Peru e na Colômbia.

Estão organizados em dois grupos ou clãs: um com nome de aves, outro com nome de plantas ou animais. Quem pertence a um clã não pode se casar com um membro do outro clã. Os ticunas falam uma língua própria, que não é parecida a nenhuma outra língua indígena.

Praticam a pesca e cultivam, cada família em sua roça, espécies nativas como mandioca e cará. Os instrumentos utilizados são principalmente o machado, a enxada e o forno de torrar farinha. Os principais alimentos dos tucunas são o peixe e a farinha de mandioca.

Os ticunas possuem vários rituais para marcar fatos importantes, como a Festa da Moça Nova, que celebra a passagem da infância à puberdade das meninas. Durante o ritual, os homens usam máscaras cerimoniais feitas com entrecascas de árvores e pinturas naturais.

O povo ticuna enfrentou diversos problemas por causa de seringueiros, pescadores e madeireiros. A disputa mais conhecida ocorreu em 1988: foi o chamado Massacre do Capacete, que aconteceu próximo a Manaus, em que catorze ticunas — crianças, homens e mulheres — foram cercados e mortos por funcionários de um fazendeiro, e muitos outros ficaram feridos. O motivo do ataque foi a disputa de terras e o desejo de dificultar o reconhecimento oficial e a delimitação das terras indígenas.

Apenas em 1990 os ticunas conseguiram o reconhecimento oficial da maioria de suas terras.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.