O tigre é o maior dos felinos. Como o leão, é um animal muito forte e caçador implacável. Encontrados apenas em partes da Rússia, da China e do sul da Ásia, os tigres vivem em florestas, pastagens e pântanos. Seu nome científico é Panthera tigris.

Características físicas

Os machos podem ter mais de 1 metro de altura e 3 metros de comprimento, incluindo a cauda. Geralmente pesam entre 160 e 290 quilos. Sua pelagem varia de amarelo-claro na barriga a amarelo-escuro ou laranja no dorso. Listras escuras cobrem a cabeça, o corpo e as pernas. Há também anéis pretos na cauda.

Há cinco espécies de tigre. O mais conhecido é o tigre-de-bengala, encontrado sobretudo na Índia. O raro tigre-siberiano é maior e tem pelagem mais longa e macia. Ambos são os tigres que se veem com mais frequência nos zoológicos.

Comportamento

Os tigres caçam sozinhos à noite e suas presas favoritas são cervos, antílopes e búfalos. Em geral, evitam animais grandes como elefantes e ursos, e também tentam se manter longe dos seres humanos. Às vezes, porém, atacam pessoas para se defender ou por falta de outro alimento.

O tigre se agacha na relva e, antes de dar o bote, observa sua presa. Ele a agarra com as patas e morde o seu pescoço. Depois arrasta o animal morto até um local seguro e se alimenta dele durante vários dias.

Ciclo de vida

Os tigres normalmente só se reúnem para se acasalar. Cerca de três meses após o acasalamento, a fêmea tem dois ou três filhotes. Ela cuida deles por cerca de dois anos e os ensina a caçar. O tempo de vida dos tigres é curto, em torno de onze anos.

Sobrevivência

Os tigres estão ameaçados de extinção. A ocupação de seu território pelo ser humano foi destruindo seus habitats. Além disso, há gente que caça tigre por esporte e para extrair sua pele valiosa. Atualmente, alguns países têm leis de proteção ao tigre, para tentar preservar a espécie.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.