Nenhum dinossauro mexe tanto com o imaginário e desperta tanto terror e admiração como o tiranossauro, ou Tyrannosaurus rex. Ele foi um dos maiores e mais ferozes predadores que já viveram na Terra. O nome Tyrannosaurus rex significa “rei dos lagartos tiranos”. O T. rex era apenas um dos membros do grupo dos dinossauros chamados de tiranossauros. Os tiranossauros eram carnívoros, ou comedores de carne, que andavam sobre duas pernas.

Quando e onde viveram os tiranossauros

Os tiranossauros viveram há cerca de 80 milhões a 65,5 milhões de anos. Fósseis de T. rex foram encontrados nos Estados Unidos, no Canadá e na Ásia. Os cientistas acreditam que os tiranossauros viviam em florestas e em clareiras.

Características físicas

O T. rex podia chegar a medir 13 metros de comprimento e pesar até 8 toneladas. Sua enorme cabeça podia chegar a 1,5 metro de comprimento, e seu crânio pesava mais de 270 quilos. Seus olhos lhe permitiam olhar para a frente e para os lados. Os tiranossauros tinham cerca de sessenta dentes com bordas serrilhadas. Suas pernas traseiras eram fortes, cada uma com três dedos com garras. Tinham pernas dianteiras finas porém fortes, e a cauda ficava pousada no chão.

Comportamento

O tiranossauro predava os dinossauros herbívoros. Ele saltava de trás das árvores em ataques de surpresa. Talvez caçasse em bandos para abater dinossauros maiores. Os cientistas estimam que o tiranossauro podia correr a 32 quilômetros por hora em distâncias curtas. O T. rex também pode ter sido carniceiro, alimentando-se de carcaças de animais mortos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.