O tiro esportivo é uma prática em que se utilizam armas de fogo ou de ar comprimido para acertar um alvo. Disparar contra alvos é algo que as pessoas (principalmente os soldados) fazem desde que as armas de fogo foram inventadas, por volta do ano 1300. O primeiro registro de uma competição de tiro data do ano de 1477. Porém foi apenas no século XIX que surgiram armas precisas o suficiente para que a atividade pudesse se organizar como esporte competitivo.

Atualmente, quinze eventos de tiro esportivo são realizados nos Jogos Olímpicos, sendo seis para mulheres e nove para homens. As competições são divididas em três categorias: carabina, pistola e tiro ao prato. A pistola é uma arma curta que só pode ser segurada com uma das mãos. A carabina é uma arma longa que exige o uso das duas mãos.

Nas provas com pistola e carabina, os atiradores devem acertar um alvo dividido em círculos. Cada círculo vale uma pontuação diferente, e quem soma mais pontos vence. Em caso de empate, os últimos dez tiros são o critério que determina o ganhador. No tiro ao prato, dividido nas classes skeet e fossa, o atleta tem de acertar o alvo de modo a quebrar um pedaço visível dele. Cada prato acertado vale um ponto, e quem soma mais pontos ganha. Os casos de empate são decididos em séries extras de tiros.

O tiro esportivo foi o primeiro esporte a trazer uma medalha olímpica para o Brasil. Em 1920, nos jogos da Antuérpia, o tenente Guilherme Paraense conquistou a medalha de ouro. Outro atirador brasileiro de destaque foi Afrânio Costa. A Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) é atualmente a organização que regula esse esporte no país.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.