Os tomates são comumente conhecidos como legumes, mas na verdade são frutas, ou frutos. Eles podem ser consumidos crus ou não. Conservas de tomate e suco de tomate também são populares. Os tomates são cultivados em todas as regiões de clima temperado do mundo. Eles pertencem à família das solanáceas.

Uma plantação de tomate é caracterizada pela grande quantidade de ramos, que se espalham. As folhas são cobertas de pelinhos e têm cheiro forte. As flores são amarelas e ficam penduradas em cachos. O fruto mede entre 1,5 e 7,5 centímetros de diâmetro. Pode ser redondo, oval ou em forma de pera. Quando maduro, tem cor vermelha ou amarelada. Os tomates contêm muitas sementes pequenas, envoltas por uma polpa gelatinosa. Essa polpa contém a maior parte da vitamina C do tomate.

As primeiras plantações de tomate cresceram de forma selvagem na cordilheira dos Andes, na América do Sul e era consumido como alimento pelos povos da região desde tempos pré-históricos. Acredita-se que a planta foi domesticada (cultivada com técnicas agrícolas) no México pré-colombiano (antes da chegada dos europeus), e que o nome deriva da palavra náuatle tomatl. Os espanhóis levaram o tomate para a Europa depois de encontrá-lo na América. Na Europa, os primeiros tomateiros serviam apenas como decoração. Os europeus pensavam que os frutos fossem venenosos, porque pertencem à mesma família de algumas outras plantas tóxicas. Os espanhóis e os italianos parecem ter sido os primeiros povos europeus a adotá-lo como um alimento. Na Europa, o tomate passou a ser consumido como alimento em grande escala somente no século XIX e, em outros países, no início do século XX.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.