A tonsilite é uma infecção das tonsilas, que são duas estruturas em forma de amêndoa localizadas na garganta, antigamente chamadas de amídalas. (Embora a terminologia oficial tenha mudado, popularmente a palavra amídala continua a ser usada para se referir a essas glândulas.) A função das tonsilas é ajudar a proteger o corpo de doenças.

A tonsilite é causada por microrganismos, que podem ser bactérias ou vírus. As tonsilas infeccionadas ficam inchadas e vermelhas, causando muita dor de garganta no paciente. Outros sintomas podem ser febre e inchaço das glândulas que ficam na parte lateral do pescoço.

A tonsilite é uma doença que se espalha facilmente, especialmente por meio de tosse e espirros. Por isso, deve-se evitar o contato próximo com pessoas que estejam doentes. Outra maneira de evitar o contágio é lavar as mãos com frequência.

O tratamento da tonsilite causada por bactérias consiste na administração de antibiótico, que deve ser receitado por um médico. Se a tonsilite for viral, o paciente deve repousar e ingerir bastante líquido. Em alguns casos mais graves e frequentes, o médico pode recomendar a extração das tonsilas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.