A toranja, ou toronja, é uma fruta cítrica amarga e suculenta que dá em árvores. Grande fonte de vitamina C, é mais conhecida por seu nome em inglês, grapefruit, que se deve ao fato de ela crescer em cachos como as uvas (grapes, em inglês). O nome científico da toranja é Citrus paradisi.

Os Estados Unidos são um dos maiores produtores de toranja do mundo. A fruta é cultivada principalmente nos solos quentes e arenosos da Flórida, do Texas, do Arizona e da Califórnia. Entre outros produtores importantes de toranja estão Israel, México, Cuba e África do Sul.

A árvore de toranja tem copa ampla, ramos espinhosos e folhas verde-escuras e brilhantes. Ela alcança cerca de 7 metros de altura nos pomares, mas pode crescer mais. Suas flores são grandes e brancas e têm cheiro adocicado.

A fruta é redonda e mede entre 10 e 15 centímetros de diâmetro. Quando está pronta para ser colhida, sua casca tem uma tonalidade amarelo-limão. A polpa, ou parte interna macia, pode ser amarelo-clara, rosa ou vermelha. A polpa tem cerca de dez a catorze gomos. Cada um deles é envolto por uma pele amarga e pode conter sementes.

A toranja é colhida manualmente ou com uma máquina que sacode os ramos principais da árvore. É geralmente consumida fresca. O suco é vendido fresco, congelado ou enlatado.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.