O tordo é um pássaro canoro de plumagem acastanhada. Várias espécies de pássaros são chamadas de tordos, mas os tipos mais conhecidos são o tordo-americano e o tordo-europeu. Os primeiros colonos europeus na América do Norte nomearam o tordo-americano inspirados na ave europeia. Os dois tipos pertencem à família dos rouxinóis. No entanto, os tordos americano e europeu não são estreitamente relacionados.

Originalmente, ambos eram aves silvestres, mas agora são comumente encontrados também em jardins, gramados e parques. Há tordos-americanos na maior parte da América do Norte, e a maioria deles se desloca rumo ao sul para passar o inverno. Além de viverem em toda a Europa, os tordos-europeus ocorrem em partes do oeste da Ásia e do norte da África. Alguns tordos do norte europeu migram para o sul no inverno.

O tordo-americano tem cerca de 25 centímetros de comprimento e peito e barriga alaranjados ou castanho-avermelhados. A cabeça é preta e as partes superiores são de tonalidade cinza-escura. As fêmeas e os filhotes machos têm cores menos vivas do que os machos adultos.

Bem menor, o tordo-europeu tem cerca de 14 centímetros de comprimento. Sua plumagem é vermelho-alaranjada no peito, na garganta e na face. A barriga é branco-acinzentada e as partes superiores são azul-amarronzadas.

É comum ver os dois tipos de tordo ciscando na relva à procura de vermes e insetos no solo. Os tordos-americanos se alimentam de vermes, insetos e frutas. Os tordos-europeus comem principalmente insetos, além de alguns vermes, frutas e sementes.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.