A faixa da superfície terrestre mais próxima do equador é chamada de região tropical. Ela é limitada, a norte e a sul, por duas linhas imaginárias que circundam o globo e são chamadas de trópicos. O Trópico de Câncer marca a extremidade norte da região tropical. Sua latitude (distância em relação ao equador) é 23°27′N. O Trópico de Capricórnio delimita a extremidade sul. Sua latitude é 23°27′S.

A região tropical é a única parte da Terra em que o Sol às vezes incide verticalmente, e não de forma inclinada. Por receber tanto Sol assim, essa região é mais quente que outras áreas do planeta. As temperaturas são altas o ano todo, mas os ventos e a chuva provocam diferentes tipos de clima. A maioria dos lugares de clima tropical tem estações secas e chuvosas.

As áreas mais próximas ao equador são as mais chuvosas, recebendo um grande volume de água o ano inteiro. Densas florestas cobrem o solo, sendo a maior delas a Amazônia. Algumas regiões da África também possuem grandes florestas tropicais.

O clima é menos úmido nas regiões tropicais mais afastadas do equador. Essas áreas têm uma ou duas estações secas por ano. Algumas florestas são efêmeras, ou seja, suas árvores perdem as folhas durante os períodos secos. Também são comuns as savanas, ou campos com árvores dispersas.

As partes mais secas da região tropical ficam junto às extremidades norte e sul. Nessas áreas, a estação seca é longa, e poucas árvores crescem. Arbustos e ervas rasteiras cobrem o solo. Dois dos grandes desertos da Terra, o do Saara e o do Kalahari, estão localizados, respectivamente, nas extremidades norte e sul da região tropical.

Muitas plantas e outros produtos que as pessoas apreciam vêm das regiões tropicais. Entre eles estão a banana, o café, o cacau, o coco, o chá, a borracha, as especiarias e as madeiras tropicais.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.