O trigo é um cereal de grande importância, constituindo uma das principais fontes de nutrientes para o ser humano. As plantações de trigo ocupam mais terras agrícolas que qualquer outra planta alimentícia no mundo. O trigo faz parte da família das gramíneas.

O trigo começou a ser cultivado no Oriente Médio, 9 mil anos atrás. Hoje a China, a Índia e os Estados Unidos são os maiores produtores de trigo do mundo.

Existem milhares de tipos de trigo. As plantas atingem entre 2 e 5 metros de altura. A maioria das variedades de trigo tem caule oco, no topo do qual há uma estrutura chamada espiga. A espiga é feita de vinte a cem flores minúsculas. São essas flores que produzem as sementes, ou grãos, de trigo. O grão varia de cor segundo a espécie. Pode ser marrom-avermelhado-escuro, castanho, marrom-claro, branco, amarelo ou de cor creme.

Para colher o trigo, os agricultores usam uma máquina chamada colheitadeira, que ceifa as plantas e separa o grão do resto da planta.

A maior parte do trigo é usada na produção de alimentos para pessoas. Os grãos de trigo inteiros ou moídos em moagem grossa são misturados a outros cereais ou usados em sopas. Mas o trigo é mais comumente usado sob a forma de farinha. Para produzir a farinha, os grãos são polidos e esmagados em pedacinhos minúsculos. A farinha de trigo é empregada na produção de pães, bolos, biscoitos, bolachas e macarrão.

O trigo também é usado na alimentação de gado. As plantas secas são aproveitadas como palha, forrando os lugares em que os animais dormem.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.