A tuberculose, ou TB, é uma doença que, em geral, atinge os pulmões. Já foi considerada a principal causa de morte na Europa e na América do Norte, mas atualmente pode ser tratada.

A tuberculose é causada por certas bactérias, que causam uma infecção nos pulmões, provocando tosse, dor no peito e dificuldade para respirar, além de perda de energia e de peso. Os doentes podem até cuspir sangue e, quando tossem ou espirram, espalham a bactéria, que pode contaminar outras pessoas.

Por isso, a tuberculose se espalha mais facilmente nos locais lotados de pessoas e sem ventilação adequada. O tratamento da doença é feito com antibióticos, que são remédios receitados pelos médicos. Se o doente seguir corretamente as orientações médicas e não interromper a medicação, há uma boa probabilidade de cura. Porém a tuberculose é uma doença grave e, se não for tratada, leva à morte.

Outro tipo de bactéria provoca um tipo de tuberculose mais rara, que pode prejudicar os ossos e as juntas. Os seres humanos poderiam contraí-la se tomassem leite de uma vaca que estivesse contaminada por essa bactéria. No entanto, hoje essa modalidade de tuberculose é facilmente evitada por meio da pasteurização do leite, ou fervendo-o para matar a bactéria. Todo o leite vendido no mercado é pasteurizado.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.