As tulipas são plantas que florescem no começo da primavera em alguns lugares do mundo. Suas flores têm formato de taça, são muito coloridas e estão entre as mais apreciadas pelas pessoas. Existem cerca de 4 mil variedades de tulipa. Elas pertencem à família do lírio.

Inicialmente as tulipas cresciam no centro-sul da Ásia. Algumas pessoas levaram as flores para a Europa no século XVI e, mais tarde, a muitas outras regiões do mundo. No século XVII, os Países Baixos se tornaram o centro de produção de tulipas — e continuam a ocupar essa posição nos dias atuais.

Em geral as tulipas crescem a partir de bulbos plantados no outono. Durante alguns anos, a cada primavera um bulbo produz uma planta de tulipa, que possui duas ou três folhas verdes e espessas de tonalidade azul ligadas à parte inferior do caule. Na maioria dos tipos de tulipa, apenas uma flor cresce em cada caule.

As flores de tulipa existem em quase todas as cores: branco, amarelo, cor-de-rosa, laranja, roxo e até marrom e preto. A cor pode aparecer lisa ou na forma de listras. As tulipas listradas ficam assim por causa de um vírus inofensivo, que faz a cor predominante desaparecer em alguns lugares e o branco ou o amarelo, que são as cores secundárias da flor, virem à tona.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.