As pessoas viajam por diversos motivos, tais como negócios e visitas a familiares e amigos. Quando as pessoas viajam por prazer, são chamadas turistas. O turismo é o negócio de encorajar e apoiar os turistas. Muitas pessoas vão de férias porque querem uma pausa em suas vidas cotidianas, ou porque querem experimentar um clima mais quente. Outros gostam de aprender sobre culturas diferentes, saborear pratos novos e observar diferentes estilos de vida.

Desde o final de 1900 o turismo tem crescido e se tornado uma parte importante das economias de todo o mundo. Esse crescimento ocorreu porque o estilo de vida das pessoas mudou. Elas têm mais dinheiro e mais oportunidades para viajar com mais frequência do que no passado. E também, com o surgimento de empresas de baixo custo, se tornou mais barato viajar.

Tipos de turismo

Há o turismo que envolve viajar para longe, para outra região ou país. As pessoas vão para países diferentes para fazerem atividades como esqui ou mergulho. Outro tipo de turismo pode ser um passeio ou dia de viagem nas proximidades, como visitar um museu ou pontos históricos.

Mais do que nunca ficou mais fácil para as pessoas fazerem viagens de lazer. A maioria dos trabalhadores recebe tempo livre para que possam tomar férias, e a maioria das vezes são pagas. Além disso, as empresas de turismo criam pacotes de férias para realizar reservas facilmente. Os modernos sistemas de comunicação, especialmente a internet, tornaram simples a pesquisa e reservas de viajens. Os sistemas de transporte também são mais avançados na atualidade. As pessoas podem voar, dirigir ou tomar um trem ou barco para destinos em todo o mundo.

História

Os começos do turismo

As pessoas têm viajado por prazer pelo menos desde os tempos romanos, quando os turistas ricos viajavan para a costa italiana de férias. Também, as peregrinações ou viagens a locais de importância religiosa são os primeiros exemplos de turismo, e continuam sendo populares. No Brasil, os católicos costumam viajar à basílica de Nossa Senhora Aparecida, no estado de São Paulo, e também a Juazeiro do Norte, no Ceará, para orar ante a estátua de Padre Cícero.

Pacotes de férias

Em 1841 Thomas Cook organizou o primeiro pacote de viagem do mundo. Ele levou cerca de 500 passageiros de um trem a vapor de Leicester, na Inglaterra, para uma reunião em Loughborough, cobrando um xelim por pessoa — o xelim era uma unidade monetária inglesa. A viagem foi um sucesso tão grande que Cook passou a organizar muitas mais excursões. Ele construiu um negócio de sucesso na Grã-Bretanha e no resto da Europa. Na década de 1960, as viagens de pacotes no exterior estavam muito na moda e tornaram-se cada vez mais populares.

Importância econômica

O turismo é uma fonte de riqueza que beneficia a economia de uma nação. O dinheiro gerado pelo turismo pode ser usado para construir hospitais e escolas, e a indústria fornece emprego. Muitos países promovem o turismo através do desenvolvimento de áreas que irão atrair visitantes. Este desenvolvimento, às vezes, causa preocupação para os ambientalistas e moradores locais. Alguns lugares são tão populares entre os turistas que estão em perigo de serem danificados ou até mesmo destruídos pelas ações dos visitantes. O ruído e a poluição do tráfego, o lixo e a erosão de trilhas são apenas alguns dos problemas ambientais causados pelos turistas. Por esta razão, todos os pontos turísticos populares precisam ser gerenciados com cuidado. Por exemplo, no arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, as visitas dos turistas são controladas e monitoradas. O mesmo acontece em muitos parques nacionais brasileiros e de outros países.

Ecoturismo

A indústria turística tem experimentado um aumento do ecoturismo, ou turismo sustentável. Neste tipo de turismo, as pessoas procuram que suas viagens não afetem o meio ambiente, ou outras pessoas, de uma forma negativa.

Alguns turistas, por exemplo, optam por não viajar de avião. Os aviões usam uma grande quantidade de combustível e liberam um nível elevado de dióxido de carbono, o que pode prejudicar o meio ambiente. Outros viajantes não compram lembranças feitas de animais e plantas em perigo de extinção, e eles não tomam parte em atividades que possam prejudicar o meio ambiente natural. Alguns feriados são especialmente projetados para ecoturistas. Eles dão às pessoas a oportunidade de participarem em projetos de conservação.

No Brasil, há muitos destinos para praticar o ecoturismo. Entre eles estão o Pantanal, as chapadas, as cataratas do Iguaçu e a Amazônia. Nesses pontos, os turistas podem fazer caminhadas, camping, safaris fotográficos e até pesca deportiva, sem afetarem o meio ambiente.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.